add

Share |

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Subway pretende atingir a marca de 550 lojas no Brasil até o final do ano


Subway

A rede de fast food é a maior do setor no mundo e quer ter, até 2014, mil operações brasileiras

Por Andressa Trindade
www.silviachung.com

Um comentário:

  1. A Subway, maior rede de fast food do mundo, pretende terminar o ano de 2010 com 550 unidades abertas no Brasil. Com mais de 34 mil lojas em 94 países, a meta de expansão para 2014 é ter mil unidades brasileiras em funcionamento – atualmente, são 522.

    Fundada em 1965 pelos empreendedores norte-americanos Fred Deluca e Petter Buck, a empresa desembarcou no Brasil em 1995, com um master franqueado que era responsável por todas as unidades. O sistema não deu certo por vários motivos, como a falta de exposição da marca e o momento econômico desfavorável, e a Subway saiu do mercado brasileiro.

    O retorno aconteceu apenas em 2000, quando a empresa voltou a prospectar mercado no Brasil. Dois anos depois, os primeiros restaurantes começaram a funcionar, mas com um modelo diferente daquele iniciado em 1995. Na segunda tentativa, não havia mais um máster franqueado, mas sim agentes de desenvolvimento responsáveis pela expansão.

    Hoje, todos os restaurantes são franquias. A média de inauguração é de 15 unidades mensais. “Quando voltou, a Subway conseguiu se firmar no mercado graças a investidores que acreditavam na marca. Os agentes de desenvolvimento são muito importantes nesse processo, por terem conhecimento muito específico e detalhado da região em que estão”, afirma Roberta Damasceno, gerente de operações da rede no Brasil.

    Para a executiva, um dos principais diferenciais da marca é permitir que o cliente personalize o sanduíche que deseja comer. Em relação aos atrativos para o franqueado, Damasceno observa que a operação é simplificada e também permite a instalação da loja em pontos não tradicionais – como postos de gasolina, hipermercados e universidades.

    O faturamento médio por unidade é de R$ 65 mil, e a rede fatura aproximadamente R$ 33 milhões mensais no Brasil. Cada loja vende, em média, 1.983 sanduíches por semana.

    ResponderExcluir